O Museu das Casas Negras, ou em tailandês, Baandam, não são apenas simples casas pretas e sim um conjunto de 40 estruturas com variados formatos e tamanhos, construídas em volta de um imenso jardim verde e tranquilo. Situada em Chiang Rai, o artista nacional da Tailândia Thawan Duchanee expressa toda sua arte no interior dessas casas com pinturas, esculturas, peles de animais, caveiras, ossos, chifres, prata, ouro e vários outros itens de todo o lugar do mundo. Esse lugar que é uma mistura de sombrio com macabro, foi concebida por um período de 36 anos e funcionou como casa e estúdio de Duchanee. Nem todas as casas são abertas ao público, podendo ser possível 'espiar' pelas janelas ou portas de vidros.
Folheto do Baandam Museum
Folheto do Baandam Museum
Chegamos até o museu de van através de um passeio que adquirimos no site da Bon Voyage, onde os primeiros pontos foram nos encantadores Templos Branco e Azul e dali fomos para o Museu das Casas Pretas ou Baandam Museum. Chegando lá recebemos esse folheto que deixei anexado acima e é necessário comprar ingresso para entrar, como já fechamos nosso passeio com todas as entradas inclusas, somente recebemos a pulseira e folheto e entramos. O lugar é imenso com jardins lindos e casas de arquiteturas bonitas e diferentes (como pode ver nas fotos mais abaixo), porém o seu interior não é tão bonito assim por conter restos e carcaças de animais, antes de irmos já havíamos lido que o lugar seria um pouco sombrio e macabro, confesso que fiquei mais assustada ao ler do que realmente é. As casas realmente são escuras porém não achei tão assustador assim, na verdade tudo foi projetado conforme as ideias do artista, interessante de um certo modo e que vale muito a pena conhecer.
![]() |
Foto tirada do The Sanctuary of Rama |
Acredita-se que a maior coleção de restos de animas é transformada em móveis do mundo. E Baandam é o retrato artístico do inferno do artista, toda essa decoração opaca e os animais mortos que compõem cada cômodo, tornam a propriedade de Duchanee o completo oposto do Templo Branco, o vislumbre do céu projetado por seu professor Chalermchai Kositpipat. Embora não é o roteiro um dos mais conhecidos, o Templo Negro não é algo a ser esquecido.
![]() |
Foto tirada do Sanctuary of Rama e Barn House |
E aí, gostou? Ficou curioso ou curiosa para conhecer mais desse lugar? Nos deixe um comentário com suas perguntas que daremos várias dicas, ou se você já conhece,
deixe nos comentários também nos contando mais como foi sua experiência, ficaríamos super animadas em saber.
PASSEIOS EM DESTAQUE
0 comments:
Postar um comentário