Nós em Skiathos - Grécia |
Primeiro passo: Checar todos os documentos necessários para entrar no país que você escolheu visitar, verificar se seu passaporte tem vencimento no mínimo de 6 meses.
Visto: verificar se o lugar que você pretende ir precisa de visto, alguns países da Europa, por exemplo, Inglaterra, Itália, Espanha, entre outros, seu visto é retirado no momento em que você passa pela imigração, já outros como Estados Unidos você precisa agendar no seu país a solicitação de visto para entrar no país que deseja.
Entrada no país que tira visto no momento de chegada: vou aproveitar e colocar aqui também essa dica super importante, o que basicamente você precisa apresentar na imigração é a impressão ou no próprio celular:
1- A reserva do lugar onde você vai ficar hospedada;
2- A passagem de volta para seu país de origem;
A imigração pergunta o motivo do sua viagem, e algumas vezes quanto você está levando de dinheiro para se manter por lá nesse período que vai ficar, contarei mais detalhes adiante.
Foto do nosso primeiro mochilão em Avelino, na Itália |
Segundo passo: Recomendo fortemente fazer um Seguro Viagem, a gente nunca espera acontecer nada com a gente em cada lugar que vamos, porém para uma segurança maior e facilidade na hora de achar uma assistência médica, um hospital, o Seguro Viagem te assegura e te recomenda onde pode ser atendida sem se preocupar com gastos extras, dependendo do valor do apólice que acordaram.
Vou citar um caso pessoal que aconteceu comigo, eu nunca passei por cirurgia nenhuma quando morei no Brasil, foi eu me mudar para a Inglaterra, uns meses depois precisei fazer uma cirurgia íntima, acionei o seguro, e não tive nenhum gasto a mais por nada, tanto com remédios e atendimento hospitalar. Por isso a importância de um seguro viagem de confiança.
Terceiro passo: Dinheiro para gastar na viagem, né gente? Nós costumamos levar dinheiro no cartão de débito internacional, temos conta no Monzo, mas existem vários outros bancos digitais que você pode verificar e qual se sentir mais confortável, usamos o Monzo e ele nunca nos deixou na mão, é aceito em todos os países e caixa eletrônicos. Vou te contar como nos planejamos: por exemplo, ficamos 7 dias no Nepal, colocamos na nossa meta de gastar 10 pounds (libra esterlina) por dia cada uma, então sacamos 70 pounds de uma só vez (o caixa eletrônico já entrega a própria moeda local) e pagamos o fee, que é a taxa, somente uma vez, o pulo do gato é que essa taxa do caixa eletrônico é menor do que se você convertesse e comprasse dinheiro numa loja de câmbio, assim sobra um pouco mais para aproveitar na viagem!
Observação aqui: A nossa meta de 10 pounds por dia é para ser gasto com: alimentação, transporte, lembrancinhas (somente em países mais baratos), já saímos do país que mora com hospedagem, passeio se fizer e voos reservados. E você precisa verificar o seu estilo de viagem quando for montar o seu roteiro: se você costuma frequentar restaurantes, se costuma viajar para fazer compras, vou citar uma ideia que ouvi de uma moça: se você gasta com alimentação num restaurante e paga 15 reais, faça o mesmo para o país que deseja ir e leva 15 dólares (por dia) para comer naquele país.
Nós somos estilo super econômicas, costumamos comer em restaurantes somente se a moeda do país for super barato e caber no orçamento, senão iremos aos mercados e compramos nosso próprio almoço, café da manhã/tarde ou janta. Por isso a importância do seu planejamento antes de sair do país.
Nós na chegada em Iceland |
Quarto passo: Verificar onde se hospedar, nós costumamos comprarmos nossas passagens e hospedagem por conta, nós não contratamos agências pela flexibilidade e liberdade de montarmos nosso próprio roteiro, existem diversos aplicativos de hotéis, hostel, airbnb, verificar um que mais lhe agrada e localização de onde quer ficar. Verificar preços e passagens de acordo com datas disponíveis. E voilá!
Quinto passo: Se você é daquela pessoa que ama comprar em lojas internacionais, pode verificar também a localização, aqui na Europa as lojas mais em conta são H&M, Primark, TK Maxx, Zara (sim, aqui ela é bem em conta) e aqui também possui bastante bazar beneficente, os famosos Charity Shops, que se você procurar bem encontra várias peças de marca super boas e por um preço bem bacana.
Nós no aeroporto esperando o gate abrir para a Antalya, na Turquia |
Sexto e último passo: Hora de embarcar! Você irá passar pelo Raio X, esteiras no aeroporto, passa pelo Free Shop, no telão você verifica seu número de voo, gate e horário, dependendo se for muito não cedo e o número do gate ainda não foi liberado, você espera até liberar e segue ele até abrir e entrar no avião.
Atenção para os limites das malas: Veirifcar o que já estão incluso no seu voo, normalmente as malas de mão são de até 5kg - onde os líquidos devem ser colocados em frascos de 100ml, todos num plástico até o limite de 1 litro.
* Não paguem excesso de bagagem, se planejem antes *
Eletrônicos na mala de mão e não despachada para não houver o risco de extravio, que infelizmente pode ocorrer e se ocorrer, levar a mala violada até o balcão da companhia aérea e reportar, eles te darão a assistência. Importante: não saia do aeroporto e depois reportem, pois as chances deles resolver é quase ZERO!
Para quem, como nós, curte mochilão, verificar o excesso da bagagem permitida no avião sem houver necessidade de pagar bagagem extra!
E basicamente são esses os passos para você realizar a sua primeira viagem internacional! Deixei passar alguma informação que você acha útil compartilhar? Conta aqui para a gente nos comentários, pode ajudar também quem vai realizar esse grande sonho!
E gostaria de saber como viajar mais e melhor? Esse pdf me ajudou bastante com as melhores dicas!
PASSEIOS EM DESTAQUE
0 comments:
Postar um comentário